Resenhas

A Fascinante Construção do Eu – Augusto Cury

A Fascinante Construção do Eu - Augusto Cury

Se você me acompanha pelo Instagram (por lá posto muita coisa, foi onde o blog nasceu), você com certeza deve ter visto a resenha desse livro. Eu terminei de ler ele no final do mês de dezembro e hoje trago para você uma resenha mais completa.

O livro “A Fascinante Construção do Eu – Como desenvolver uma mente saudável em uma sociedade estressante” do médico psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury trata-se do primeiro volume para o desenvolvimento de uma mente saudável.

Este que li é a segunda edição, lançada em 2014 pela editora Academia.

Não se trata de um romance, como alguns livros do autor, esse está mais para um livro com uma introdução mais científica, onde a partir de sua teoria de Inteligência Multifocal o autor introduz o conhecimento do Eu Psíquico passando ao leitor como a mente funciona.

A Fascinante Construção do Eu - Augusto Cury

Ao desenrolar do livro, Augusto Cury apresenta diversas técnicas que desenvolvemos de forma inadequada ao longo da vida – principalmente por fatores exteriores, definições importantes, classes de raciocínio, tipos de pensamento, autoconsciência e outros pontos que nos permitem entender melhor como nossa mente é e como ela funciona.

A partir da leitura você entende melhor como são organizados os nossos pensamentos, a forma como guardamos sentimentos a partir de situações vividas, o que tudo isso acarreta e transforma o consciente do ser humano, o que nos permite pensar em melhores atitudes não só para nós mesmos como também para os outros.

Segue uns do trechinhos que gostei muito:

“Temos pelo menos 3 trilhões de células em nosso corpo trabalhando gratuitamente como usinas para existirmos. E o Eu não tem controle sobre nenhuma delas.

Abrimos milhares de janelas da memória para lermos um texto. E nenhuma delas foi localizada sob a luz física pelo Eu.

Produzimos inumeráveis cadeias de pensamento para entender o mundo e nos compreender. E nenhuma delas se desprendeu do inconsciente para a esfera da virtualidade consciente por vontade do Eu.

Um Eu inteligente tem um mínimo de conhecimento da teia da vida e se curva fascinado e agradecido. Um Eu autoconsciente minimiza o orgulho e maximiza a humildade.”

A Fascinante Construção do Eu - Augusto Cury

Mesmo se tratando de uma leitura mais técnica, Auguto Cury traz uma forma mais simples e organizada de falar, o que permite um entendimento mais tranquilo.

Para quem recomendo a leitura?

Recomendo a leitura desse livro para todos que buscam saber mais sobre como a mente funciona e como construir um Eu mais resistente e saudável. Afinal viver não é fácil e lidar com a sociedade também não.
Indico para os Pais também, pois a partir do livro é possível até mesmo entender melhor como você pode lidar com seus filhos e produzir experiências de aprendizado melhores, que não tragam muitos traumas.

Eu gostei bastante e estou ansiosa aguardando o segundo volume, que pelo que entendi ainda não foi publicado.

E você? Já leu o livro? Gostou? Não gostou? Compartilha nos comentários o que você achou!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin