Reflexões

Fevereiro de Gratidão e Amor Próprio

reflexão para feveriro

Quem me acompanha pelo Instagram, principal rede social aqui do blog, viu que neste mês de fevereiro, teremos reflexões com os temas Amor Próprio e Gratidão todos os dias.

O mesmo foi feito no mês de Janeiro e o resultado foi tão maravilhoso, que vocês pediram e iremos continuar nesse mês também, abordando esses dois temas escolhidos por vocês.

Pensando sobre isso, quis começar esse mês com um artigo/reflexão aqui no blog, para pensarmos juntas o que desejamos para esse novo mês.

Independente das dificuldades que enfrentamos na vida, acredito que temos sempre motivos para agradecer. Eu sei que existem situações muito, muito difíceis mesmo e que desanimam, desgastam e muitas vezes nos jogam no fundo do poço. Mas se estamos vivos, acredito que é por que essa história não vai terminar assim.

Já tem uns anos que venho acreditando que se ainda estamos acordando todas as manhãs, então isso significa que você ainda tem uma chance, as coisas ainda podem mudar, tudo ainda pode e vai acontecer… Mas para isso é preciso ter fé, não desistir.

Esses dias vi uma frase no Instagram que dizia exatamente o seguinte: “Quando estiver cansado, aprenda a descansar, não a desistir” – E é exatamente isso que quero dizer aqui nesta reflexão.

Nós somos seres humanos, criados com falhas por Deus ou pelo que você acreditar, mas foi assim que Ele nos fez…

Penso que se quisesse que fossemos perfeitos, teria nos feito assim e por isso, penso que não temos simplesmente que ter força o tempo todo.

As coisas acontecem e muitas vezes nos tiram o chão… Nessas situações… Por favor, pare, respire, descanse, reflita, mas não desista! Se fosse de fato para desistir, acredito que você nem acordaria para um novo dia novamente.

Então vamos fazer valer essa nova oportunidade, esse novo mês, mais uma vez você pode tentar novamente, não importa se já esteja acreditando que será em vão… Tente, é para isso que estamos aqui.

Um mês que vamos dedicar a Gratidão

Para reflexão separei um texto que li no livro “Quando me conheci” do autor Jorge Bucay. Veja abaixo:

“Senhor, hoje fui assaltado.
E acho que devo lhe agradecer por várias coisas.
Primeiro queria agradecer por nunca terem me assaltado antes, pois, num mundo como este, isso já é quase um milagre.
Em segundo lugar, quero agradecer por só terem levado minha carteira, que, como sempre, continha apenas poucos dólares.
Agradeço também, Senhor, por nem minha esposa nem minha filha estarem comigo pois teriam se assustado muito, e também pelo fato de que, felizmente, não tenham me machucado em nenhum sentido.
Por mim, Senhor, quero lhe agradecer… Muito especialmente, por eu ter sido a vítima e não o ladrão.”

Este texto foi escrito pelo Dr. Matthew Henry que tinha o costume de falar com Deus através de textos que fazia num caderno de anotações e ao ir para casa depois de sair da universidade onde lecionava, acabou sendo assaltado.

Vou confessar que eu não sei se minha atitude antes de ler esse trecho seria igual, totalmente grata, caso isso acontecesse comigo. Ainda sim, enquanto lia percebi que eu também nunca tinha sido assaltada e nem mesmo ninguém da minha família.

Eu já tinha agradecido por isso? Não, nem sequer pensava nisso.

Mas é assim, nós temos diversos motivos para agradecer, mas nem sempre lembramos deles, infelizmente.

Temos o costume de olhar as coisas que nos faltam e dar ibope para coisas ruins, mas e o que é bom? E as coisas pelas quais tem batalhado e tem conquistado? Essas você vem listando também? Ou somente lista aquilo que ainda deseja e não conseguiu?

É muito importante ter listas de desejos, mas acho que tão importante quanto, é ter listas de gratidão, de conquistas.

Exercício do mês

Pensando nisso vou compartilhar um exercício aqui com você, caso queira seguir fico feliz, caso não queira, fico feliz também. Minha intenção é somente ajudar.

Todas as noites antes de dormir ou depois que acordar, você irá escrever em algum lugar, seja no celular, num caderno, bloco de notas, onde for… Você irá escrever coisas pelas quais é grato.

gratidão-reflexaoPode ser qualquer coisa, qualquer coisa mesmo. Selecione no papel o que te fez se sentir grato naquele dia, ou o que você se lembra do passado pelo qual você já tenha vencido ou conquistas, qualquer coisa.

E se por acaso você faz listas de coisas que deseja conquistar no mês, quero que toda vez que anotar uma coisa pela qual deseja conquistar, ao lado anote duas pela qual agradecer.

Combinado?!

Depois não deixe de me contar se fez ou não o exercício e como se sentiu, tudo bem?

Se você tem pensado muitas coisas ruins ou tem sido muito negativa, faça esse exercício e verá esses pensamentos sumindo como mágica!

Espero que você faça desse mês de fevereiro, mais um dos melhores meses da sua vida. E se precisar de inspiração, dá uma passadinha no Instagram para conferir as reflexões diárias que estarão por lá, e eu também, estou sempre lá para um ombro amigo!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin