Artigos Indicações

Autoconhecimento – Caminho para mudanças reais

o autoconhecimento

Nesse mês de maio, lá no Instagram aqui do blog, nós fizemos vários exercícios semanais para trabalhar o amor próprio e como uma das causas da falta de amor próprio pode vir da falta de conhecimento sobre si mesmo e a falta de conquistar determinadas coisas, nós então fizemos exercícios semanais que trabalharam essas questões.

Os primeiros exercícios foram baseados no autoconhecimento, no olhar para dentro, no olhar para si mesmo e descobrir o máximo de informações.

Eu pedi para todos que participavam que por algumas semanas, analisassem sua vida, seus anseios, seus sonhos, suas vitórias, suas derrotas, tudo sobre si mesmo e anotassem num papel todas essas informações e depois trabalhamos para focar naquilo que era necessário e que era sentido que havia necessidade de mudar para que pudéssemos focar nas coisas que nos importam e que não temos tempo para nos dedicar.

Por que fiz isso?!

Nenhuma mudança que realmente queremos viver em nossas vidas, será possível se não nos conhecermos primeiro.

Não é possível mudar aquilo que não conhecemos, por isso tantos falam que é impossível mudar o outro – nós não temos conhecimento sobre o mais profundo daquela pessoa em questão, então por mais que façamos, não podemos mudá-la. Somente ela mesmo pode mudar, por que só ela mesmo pode se conhecer e reconhecer.

O mesmo vale para nós!

Não adianta querermos mudarmos várias coisas que julgamos necessárias em nossa vida, se não olharmos para dentro, se não nos auto analisarmos, se não fizermos um raio X sobre quem somos em todos os aspectos, colocando, inclusive, foco até nos nossos piores defeitos, pois são eles que precisaremos mudar na maioria das vezes, e como fazer isso se nem ao menos sabemos quais são?!

Para qualquer mudança é preciso conhecimento e para obter conhecimento é preciso atitude, mão firme, disciplina e foco – porque não é fácil nos desvendarmos, não é fácil mudar e muito menos nos revelar. Mas é possível, principalmente se tiver força de vontade e desejar muito a mudança.

Então para esse primeiro passo que não é fácil e nem rápido, recomendo algumas soluções que irão ajudá-lo muito.

Soluções para auxiliar no autoconhecimento

Posso dizer que o caminho para o autoconhecimento é solitário, pois somente você mesmo poderá se desvendar, mas isso não quer dizer que você não possa obter ajuda através de alguns meios.

Para ajudá-lo, trouxe abaixo alguns desses meios que irão lhe ajudar nesse caminho tão maravilhoso e enriquecedor.

Psicólogos

Mesmo em pleno século 21 ainda vivemos o preconceito de alguns em achar que psicólogo só existe para pessoas com problemas mentais – uma pena pois a pessoa que pensa assim não sabe os benefícios que esta perdendo.

Uma boa forma de buscar o autoconhecimento é através desse profissional tão bem capacitado que irá lhe ajudar a encontrar os caminhos corretos para isso.

Atualmente você pode buscar por esse profissional em clínicas particulares ou mesmo através de atendimento gratuito pelas faculdades que oferecem esses serviços, basta buscar informações sobre o atendimento nas faculdades próximas a sua região e que oferecem a graduação de psicologia.

Coach

Existem atualmente profissionais denominados Coach – pois são como treinadores que irão lhe auxiliar em determinadas situações da vida, que também são maravilhosos para a busca do autoconhecimento.

Eles trabalham com ótimas ferramentas que irão lhe auxiliar na busca pelo melhor de você mesmo em diversos aspectos da sua vida, inclusive no autoconhecimento.

Não sei lhe dizer se neste caso é possível encontrar atendimento gratuito, mas busque pela internet ou mesmo na sua região para saber mais sobre o profissional.

Meditação

A meditação é uma forma de trabalhar o agora, de focar no hoje e principalmente, trazer sua consciência para o presente o que pode trazer muitos conhecimentos.

Muitas vezes estamos tão focados no amanhã ou no ontem que esquecemos o hoje e isso nos impede de enxergar as coisas como elas realmente são, e muitas dessas coisas são nossas próprias atitudes, nosso próprio eu.

Através da meditação é possível olhar mais para si mesmo, se analisar e assim também buscar o autoconhecimento.

Existem diversas formas de meditar, você pode simplesmente meditar sozinho ou buscar um auxílio caso nunca tenha feito isso antes.

De qualquer forma, é um ótimo auxílio para colocar em prática junto com outras formas de buscar o autoconhecimento.

Livros de autoajuda

Como não falar sobre essas ferramentas tão poderosas no auxílio pelo autoconhecimento?!

Livros de autoajuda são ótimos para quem busca mais informações sobre si mesmo e sobre como caminhar para a busca de autoconhecimento.

Talvez sozinhos, dependendo do leitor, os livros não tragam auxílio tão poderoso quando os dados por profissionais como o psicólogo e o coach, mas ainda sim, são ótimos para quem deseja uma forcinha a mais.

É importante colocar em prática os ensinamentos e exercícios que os livros de autoajuda passam, pois senão de nada adiantarão.

Espero ter ajudado com esse artigo de hoje e se você conhece mais alguma forma de buscar o autoconhecimento, compartilhe abaixo nos comentários!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin