Indicações

Porque ler livros de auto ajuda?!

livros que autoajuda

Você conhece alguém ou também faz parte do time que não curte ler livros de autoajuda?

Então trouxe um motivo pelo qual desejo que você reflita e quem sabe, passe a enxergá-los com outros olhos.

Falo isso porque já vi muitas pessoas desdenharem livros desse gênero por acharem que não servem para muita coisa ou simplesmente porque leram 1 (um) livros há anos atrás e não gostaram, e por isso todos os outros não devem prestar para muita coisa.

Dessa forma, resolvi vir até aqui e lembrar a você, que talvez pense assim, que um livros de autoajuda tem um grande e lindo motivo para exitir: Simplesmente ajudar outras pessoas a passarem por situações específicas que outras pessoas antes tentaram e depois de muito tempo ou depois de muita queda, resolveram passar seus aprendizados a diante, o que eu acredito ser um dos motivos pelos quais vivemos, transmitir conhecimento através das gerações.

Mas enfim, vamos ao motivo pelo qual acredito que você deva refletir sobre os livros de auto ajuda.

Motivo para passar a ler

Através de um livro de autoajuda, é possível superar situações difíceis, aprender um caminho novo para você, porém já vivido por outra pessoa que após a experiência, pode juntar seus pedaços e compartilhar como fazer o mesmo de maneira menos dolorosa.

Um livro de autoajuda pode lhe ensinar mais do que passar somente por momentos dificeis, um livro de autoajuda pode te ensinar um propósito, pode lhe ensinar um caminho, pode lhe ensinar até mesmo uma profissão.

Se você tem a oportunidade de fazer algo melhor baseando-se na experiência de alguém que fez e deu certo, porque não tentar?

Nós estamos nesse mundo para nos ajudar, para erguer o braço para quem precisa de alguma forma, e que outra melhor forma de fazer isso senão através de livros?!

Entendo que cada caso é um caso, mas se você pode experimentar uma nova forma de fazer algo que não esta conseguindo e que muitas outras pessoas já fizeram e deu certo, porque não tentar?!

Lógico que assim como os livros de todos os outros gêneros, alguns não serão bons o bastante ou não servirão para você, para o que está precisando naquele momento. Mas existem muitos que podem trazer conteúdos especiais e que de fato podem mudar o jeito de enxergar a vida e, consequentemente, mudar a sua vida, se você desejar!

Recomendações para aproveitar melhor um livro de autoajuda

Para que você possa ter uma experiência melhor com os livros de autoajuda, já que muitos colocam as culpas de não conseguirem algo que o livro ensinou no livro, quando nem ao menos colocar seus ensinamentos em prática, trouxe abaixo algumas formas que eu considero importantes no momento de ler um livro de autoajuda.

  • Marque todos os pontos especiais e que trazem ensinamentos, assim você sabe exatamente onde ir quando precisar relembrar algo. Rabisque mesmo, livros de autoajuda foram criados para isso, e se por acaso você tiver dó do livro, faça isso numa agenda, reescreva os trechos ou mesmo marque-os com marca textos ou páginas.
  • Coloque as atividades e atitudes propostas em prática, afinal como disse mais acima, não adianta ler um livro super bacana e não colocar seus ensinamentos em prática. Depois não adianta dizer que o livro é ruim, quando na verdade você preferiu guardar seus ensinamentos de forma menos proveitosa.
  • Se não gostou agora, dê uma segunda chance mais tarde, em outro ponto de sua vida. Talvez em outro momento ele se encaixe como uma luva.

Às vezes estamos vivendo certas situações e acreditamos que aquele livro em específico irá nos auxiliar, mas pode ser que não aconteça, isso é comum. Talvez o seu momento não seja para aquele livro ou vice-versa.

Guarde-o e deixe para ler em outro momento, escolha outra opção. Isso já aconteceu várias vezes comigo.

E você que curte o gênero? Que outros motivos daria para inspirar as pessoas a conhecerem livros de autoajuda?

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin