Artigos

3 coisas que faço para ser mais organizada e evitar a procrastinação

Dicas para não procrastinar

Lá no perfil do Instagram, onde estou sempre compartilhando conteúdos com vocês, sempre recebo mensagens com dicas de organização, então hoje resolvi trazer aquelas que mais me ajudam, ou melhor, aquelas coisas que tenho feito e que tem me dado resultados, talvez dê resultados para você também!

Vou confessar que antes de abrir minha empresa, eu não era tão organizada quanto pensava. Na escola e faculdade, eu era organizadinha (digamos assim), mas quando comecei a trabalhar sozinha, percebi que precisava melhorar muita coisa.

Aos poucos fui me organizando, vendo o que dava ou não certo e me adaptando. Hoje tenho algumas atividades que me auxiliam e que permaneceram, pois me deram mais resultados.

Separei elas abaixo, espero que lhe ajude.

Minhas formas de me manter organizada

Cada um tem um jeito de se organizar e você tem que encontrar o seu, talvez você já tenha tentado essas minhas dicas e não deu certo contigo, tudo bem. Continue tentando e se adaptando, uma hora você consegue encontrar a que se encaixe melhor contigo.

As minhas são as seguintes:

  • Planejamento antecipado

Todos os domingos de manhã, eu revejo tudo que fiz na semana anterior e tudo o que tenho que fazer na semana que vai iniciar. Assim consigo ter uma relação de tudo que tenho que fazer durante a semana e consigo organizar os melhores dias para cada tarefa.

Desde que comecei a fazer isso ficou muito mais fácil para organizar as tarefas corriqueiras, pois sei exatamente qual dia devo cuidar de cada uma.

Detalhe: tento me manter fazendo somente aquilo que me coloquei a fazer nos dias, pois se tento fazer coisas do dia seguinte, fico atordoada e até nervosa, pois deixa meu dia ainda mais corrido. Então no meu caso eu entendi que preciso ter dias para cada coisa e assim me mantenho mais organizando não deixando de ter tempo para mim mesma.

  • Agendas e lembretes no celular

Em minha agenda anoto todas as coisas que vou fazer em cada dia da semana, separando por manhã, tarde e noite. Como sei que a parte da manhã para mim é menos complicada, separo as atividades mais importantes para esse horário.

Para a parte da tarde, eu deixo poucas coisas, somente aquelas que posso fazer durante o almoço, já que é o único horário de “folga” durante o dia. E para o horário da noite deixo para resolver coisas menos complicadas, como arrumar a casa, lavar roupa, coisas de casa e também coisas aqui do blog.

Também anoto na agenda do celular aquilo que preciso fazer sem falta, para que ele toque o alarme e me lembre, caso eu esqueça.

  • Rotina

Para tarefas rotineiras, como ir ao supermercado, banco, estudar ou atividades de casa, eu escolho dias específicos para cada uma delas, criando uma rotina de tarefas. Coisas de casa por exemplo, escolho um dia da semana somente para isso. Outro dia da semana somente para saídas ao mercado e banco e isso me permite manter os outros dias livres para outras tarefas ou mesmo para descansar… Sério hoje tenho meus dias e horários de descanso, porque senão não aguento e se for esperar para que esse dia chegue, ele não chega.

Tento fazer todos os itens da minha lista e não paro até terminar, assim garanto que não vou procrastinar. Mas como ninguém é de ferro e não somos senhores do tempo, tem dia que uma coisa ou outra sai do controle, então simplesmente reagendo para outro dia. Sem neura!

Já teve época em que eu ficava muito nervosa por não conseguir fazer tudo que tinha me comprometido, mas com o tempo entendi que nem sempre temos o controle de tudo e tudo bem ser assim.  Por isso deixo alguns horários em aberto na agenda para caso aconteça algo que tenha que fazer na ultima hora.

E você? O que costuma fazer para cumprir suas tarefas?! Como se organiza? Me conte, vamos trocar figurinhas!

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin