Reflexões

Quarentena – Ter foco nas coisas certas é importantíssimo!

Como ter foco na quarentena

Sinceramente não sei como está a situação ai na sua casa, na sua cidade ou país, não sei se no momento em que você lê esse texto a quarentena já terminou ou se intensificou, só sei dizer que para tudo nessa vida é preciso foco, e na quarentena não é diferente.

Quando o Coronavírus chegou em nosso país, confesso que entrei um pouco em pânico, sou do tipo que tem a imaginação fértil e logo comecei a pensar no bem da minha família, parentes e amigos e isso desencadeou em mim um período de instabilidade, estresse e ansiedade, o que acredito que aconteceu com muita gente.

À medida que os números de casos aumentavam, mais eu ficava desesperada e buscava notícias sobre o assunto, cheguei num ponto em que a cada hora atualizava o Google para verificar o “status” da pandemia.

Sinceramente, se você está nessa situação, pare agora! Esse excesso de informação não vai mudar nada a não ser deixar você ainda mais tensa e preocupada com um futuro ainda mais incerto e que não cabe a você resolver.

Eu, trabalhando em casa por conta da quarentena, comecei de certa forma, me perder entre os horários rotineiros, passei a acordar mais tarde (dentro do limite por conta do horário de trabalho), passei a dormir mais tarde e, consequentemente, todas as outras tarefas que desempenhava diariamente antes da quarentena, passei a postergar.

Estudos, projetos, alimentação, exercícios… Tudo eu estava deixando para depois. Antes de chegar ao final de março já estava toda desestabilizada.

Por que eu quero te contar tudo isso?! Porque talvez, e provavelmente, você pode estar se sentindo assim também, e por isso quero compartilhar a experiência. Muitas vezes estamos vivendo um ciclo que não enxergamos, e mesmo nos fazendo mal, continuamos a seguir.

Pois bem…

A importância do foco durante a quarentena

“Certo Andréia, e o que fazer para manter o foco dentro de casa se não posso sair para canto nenhum e todos os meus familiares estão aqui trancados comigo?!” Talvez você esteja se perguntando algo desse tipo.

Veja, sua rotina mudou e sinceramente, não sabemos ao certo se ela vai voltar ao normal ou se vai mudar de vez, enquanto isso o que você precisa ter em mente é que, exatamente por não ter um “prazo de validade confiável”, você não pode viver nessa bagunça por muito tempo.

Se você está em casa, fazendo todo o possível para que ninguém da sua família se contamine, procure estabelecer uma rotina não só para você, como para seus filhos e conjugue.

É importantíssimo que nessa hora você e sua família se reúnam e estabeleçam regras, afazeres, rotina.

É certo que depois que tudo isso passar você vai querer estar bem e com o psicológico em dia, então veja abaixo alguns pontos que você deve dar foco:

Horário para acordar, dormir, refeições e outros

Antes da pandemia e da quarentena você e sua família tinham uma rotina certo? Mesmo que nada muito estabelecido, você tinha horário para acordar, para ir dormir, para almoçar e jantar, para dar atenção para as crianças, para estudar, para se exercitar, enfim… Volte com esses horários!

Se você está afastado do trabalho e tem um dia inteiro sem grandes atividades, estabeleça uma agenda.
Você deve colocar um horário para tudo isso, tanto para você quanto para os seus filhos, caso tenha.

Não deixe virar bagunça, aproveite a oportunidade para adicionar tarefas que antes você dizia que não tinha tempo para fazer, como aprender a bordar, ler, fazer exercícios, estudar para aquele concurso, entre outras coisas.

Tenha um horário para meditar, orar, falar com Deus

Já tem alguns anos que venho acordando mais cedo para meditar e falar com Deus, ler a bíblia e estudar, quem me acompanha aqui a mais tempo vai lembrar, então nesse período em que estamos vivendo, principalmente agora, estabeleça esse horário e se puder convide todos da casa para participarem.

Vocês podem orar em conjunto, rezar o terço ou você pode simplesmente meditar ou falar com Deus sozinha, não importa a atividade, o importante é dedicar um pouco do seu dia para Ele, e pudera, por tanto que Ele já fez por você, não custa nada separar alguns minutos para Ele, né?!

Se a sua igreja não está aberta, procure cultos e missas na tv ou no Youtube e pelo menos uma vez na semana, assista. Algumas igrejas fazem o culto / missa pelo Facebook através de lives, assim como outras atividades como correntes de oração, sempre que puder participe, e se possível separe um dia e horário na sua agenda semanal para isso.

Deus nunca nos abandona, mesmo diante de tudo isso que estamos vivendo, Ele te acompanha e espera que você não duvide dEle, então confie e dedique-se a Ele, você vai ver como esses minutos irão enriquecer o seu dia e te deixar ainda mais confiante.

Troque a tarefa de ver as notícias por algo mais produtivo

Como disse lá em cima, no início disso tudo eu ficava o tempo todo procurando notícias sobre como estava a situação no mundo e no nosso país e sinceramente? Olhar todas aquelas notícias não mudou em nada o meu cotidiano, só me deixou mais tensa e preocupada.

Seja lá o que estiver acontecendo no mundo nesse momento, não cabe a nós resolver. A única coisa que podemos fazer é aquilo que está ao nosso alcance, como orar por aqueles que estão trabalhando diariamente e não podem se ausentar, pedir a Deus que conforte as pessoas que estão perdendo seus familiares, orar para que isso tudo acabe logo e para que Deus receba as almas no céu.

Fora isso e o cuidado com nossa saúde, não podemos fazer nada, e olhar notícias o tempo todo não vai mudar isso, infelizmente.

Quer fazer o teste de quanto ficar olhar notícias só te faz mal?! Fique um dia sem procurar nada sobre o assunto, mude de assunto quando alguém quiser falar sobre, faça o possível. Quando chegar no final do dia você estará mais calma e feliz, acredite!

No lugar de ver notícias ou qualquer coisa sobre o “assunto coronavírus”, procure uma atividade nova, brinque com as crianças, ligue para aquele familiar ou amigo que não pode visitar (mas não para falar sobre a pandemia, fale sobre outras coisas e dê preferência para coisas boas, motivos para rirem e ficarem contentes), mate a saudade por uma chamada de vídeo e tenho certeza que será muito reconfortante.

Aprenda uma receita nova, faça exercícios, enfim, qualquer coisa que tire o seu foco das notícias e programas violentos.

A questão aqui não é fugir da realidade, não é isso, mas sim o fato de aceitar que algumas coisas não estão sobre o nosso controle e tudo o que podemos fazer é o melhor por nós e pelo próximo, além de disso, tudo o que você precisa saber sobre o vírus e a pandemia você já sabe, sabe como se cuidar, os cuidados de higiene que deve ter, então bora focar no que de fato vale a pena.

Se para você for muito importante olhar as notícias diariamente, limite-se a fazer isso então pelo menos uma vez por dia, nada além disso. Combinado?!

Bom, espero de coração que você coloque essas dicas em prática, caso ainda não tenha colocado, e tenha calma, tudo vai ficar bem, pois Deus cuida de nós o tempo todo e Ele é bom, muito bom.

Fique na paz de Jesus. ♥

Andréia Verrone

31 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin