Vou começar te fazendo um pedido… Não desista!
Preste atenção… fazendo minhas pesquisas vi que uma média de 12 mil pessoas pesquisam por “vontade de desistir de tudo” no Google, tem noção do que é isso?! Não, a vida não está fácil para ninguém, você não está sozinho (a) nessa!
Agora, é claro que você não quer desistir de nada, se quisesse não estava no Google procurando por termos relacionados na esperança de que algo lhe ajude a mudar de ideia, pois bem, eu não sou ninguém para tentar te ajudar, mas espero conseguir transmitir algo bom, positivo e que inspire a não desistir.
Primeiro, você precisa procurar por ajuda. Não fique postergando, é a sua vida que está em jogo, por isso, procure por atendimento psicológico.
“Ata, não tenho dinheiro e nem tempo para isso!”, não se preocupe, tem várias formas de conseguir atendimento gratuito, além de profissionais que prestam atendimento mais em conta para quem não tem condições financeiras no momento.
Entre os locais que você pode procurar ajudar estão:
- Universidades de psicologia: prestam atendimento gratuito. Entre no Google, pesquise sobre e agende uma visita na faculdade / universidade mais perto de você;
- Postos de saúde e CAPS: possuem atendimento comunitário e acredite, auxiliam muito;
- Psicólogos: como disse acima, alguns psicólogos fazem atendimento mais barato;
- Sites e comunidades online de apoio: são canais onde você pode falar e desabafar com alguém, uma opção que recomendo é a cvv.org.br. Em outros casos você pode procurar auxílio em grupos e comunidades no Facebook, por exemplo;
- Igrejas e grupos presenciais de apoio: se nenhuma das opções acima for possível, vá até a igreja mais próxima, peça para falar com alguém, um padre, pastor…
- Falar com familiares e amigos: Falar com aqueles que amamos pode ser uma oportunidade de expor sentimentos e te ajudar a pensar melhor, além dos conselhos e abraços calorosos que poderá receber.
A ideia é que você não fique alimentando esse sentimento por muito tempo, e que procure um apoio porque tudo nessa vida tem solução, e isso que está vivendo agora é só uma fase que vai passar, mais cedo ou mais tarde.
Quanto a ideia de desistir, não tenho como saber por quais motivos você está assim e porque isso está pairando sobre a sua mente, mas o que posso dizer é que na maioria das vezes desistir não é um caminho.
Pense melhor sobre os seus motivos
Entre os motivos que nos fazem pensar em desistir, muitos estão relacionados a algo que nos tira do comodismo, que nos exige mais do que estamos acostumado a dar, entre outras coisas.
Antes de se lançar a desistir de algo, pense melhor sobre o porquê está fazendo isso, qual a causa? Será que ela não tem mesmo solução?
- Pode ser que algo pelo qual deseja tanto que aconteça e não obteve respostas ainda precise de mais tempo ou dedicação para acontecer.
- Pode ser que você tenha que estudar mais, colocar mais afinco e estender suas metas.
- Pode ser que você tenha que se sentar com aquele ente querido e colocar os pingos nos “is”, conversar, tocar na ferida, e fazer o possível para resolver.
- Pode ser que a ação de pedir desculpas tenha que vir de você, para que então o outro entenda no que errou.
- Pode ser que você precise se ajoelhar e entregar nas mãos de Deus com mais confiança e, através da fé, colocar ainda mais amor em suas ações e fazer tudo com mais esperança de que vai dar certo, não importa quando.
- Pode ser que seja algo que, felizmente ou infelizmente, não tenha solução e então remediado estará. Sei que é difícil lidar com situações das quais não temos controle, mas a realidade é essa, nem tudo está sobre nossas mãos, algumas coisas teremos apenas que aceitar e confiar que Deus está fazendo o melhor por nós.
- Pode ser por medo do “novo” ou do “se manter no mesmo lugar”, em ambos os casos, você precisará se manter firme e se faltar experiência para o novo, se dedicar mais, se abrir para aprender e errar (faz parte da vida), se for por medo de se manter no mesmo lugar, continuar tentando, uma hora você encontrará o caminho para o novo e o desenvolvimento vai acontecer.
Seja qual for o motivo, desistir é apenas uma das escolhas e não a única, então pense melhor e por favor, busque orientação. Um psicólogo irá te ajudar a colocar as ideias no lugar, ordenar seus pensamentos para que você saiba o melhor caminho para lidar com a situação e o melhor de tudo é que você poderá contar com ele sem se preocupar com pré-julgamentos ou coisas do tipo, ele estará lá para te ouvir e te ajudar a pensar sobre o que fazer.
Pedir orientação a um padre ou líder religioso da sua igreja também é uma ótima forma de buscar respostas.
Espero que entenda que nem tudo sai como planejamos, mas isso não significa que você tenha que desistir. Pode ser que precise apenas um pouco mais de esforço ou de entendimento. E mesmo quando estão relacionadas àquelas questões que não temos controle, acredite, o melhor caminho já foi tomado.
Lembre-se, Deus não espera que você desista, ao contrário, Ele caminha ao seu lado e passa por tudo que você tiver que passar junto com você. E se me permite dizer, apoio melhor que esse não há!
Fique na Paz de Jesus. ♥