Artigos

Dicas para uma boa leitura

como ter uma boa leitura

Sempre conheço pessoas que me dizem que não conseguem se dedicar a leitura, que acham complicado ter foco para ler e se sentem mal por não conseguirem chegar ao final do livro.

Eu mesma já fui assim, e vou te contar uma coisa, dependendo do livro a culpa nem é sua rsrs. Alguns livros são mesmo difíceis de levar a gente até o final, nesses casos eu até guardo, paro a leitura e tento voltar a ler esse livro em outro momento. Mas se você sofre desse mal para qualquer leitura que tente fazer, aí minha amiga, o problema é mesmo seu e não do livro.

Mas relaxe porque tudo nessa vida tem solução, e se quer mesmo tornar a leitura um hábito em sua vida, preparei esse artigo especialmente para você, com dicas que me ajudaram e ajudam até hoje e sei que vão ajudar você também. Só não esqueça de colocar tudo em prática!

Vamos lá?

Dicas para um boa leitura

Trouxe abaixo 4 dicas que sempre compartilho e que me ajudam muito, espero que goste! São elas:

Dica nº1 – Um lugar calmo faz toda a diferença

Escolha um lugar calmo e que não tenha ninguém para te incomodar, nem que você tenha que sair de casa para isso! Por exemplo, se mora em apartamento – vá para algum jardim ou banquinho lá fora para ler, se mora em casa, vá para o quintal ou mesmo para uma praça. Algumas pessoas até escolhem ir até uma biblioteca.

Não importa onde, saia, suba no telhado, vá para o banheiro e tranque a porta rsrs, tenho certeza que em algum momento do seu dia você conseguirá encontrar um local calmo para ler.

Dica nº2 – Escolha dias e horários

Separe dias e horários específicos para essa leitura, eu amo ler quando estou no ônibus, tenho até livros que escolho só para ler no ônibus, é tão bom porque nem vejo o caminho passar e parece que chego super rápido!

Se você tem muitos afazeres, escolha dois ou três dias da semana, separando nesses dias uns 10 ou 30 minutos e pronto! Esse período e dias específicos já vão transformar sua rotina e deixar a semana mais confortável.

Dica nº3 – Músicas para ouvir música

Coloque músicas instrumentais para ouvir com fone de ouvido, isso nos ajuda a não dar tanta atenção ao que acontece ao nosso redor e nos permite ficar focados. Mas só musicas instrumentais, tem várias opções no Youtube, inclusive aqui nesse artigo eu já compartilhei algumas das músicas que escuto quando estou lendo, aproveite para conferir!

Ah! Vale lembrar que se você não tem um local calmo no dia a dia para ler, como disse na primeira dica, ouvir uma música com fones, ajudam a produzir esse local calmo, então não tem desculpa para não ler.

Dica nº4 – Guarde o celular na gaveta!

Deixe o celular em outro cômodo, de preferência no silencioso, e também não leia perto da televisão, principalmente se você é de perder o foco facilmente.

Por esses minutos em que irá ler, é como se você fosse de fato para outro mundo, ou simplesmente voltasse para o passado, onde não existiam televisões, rádios, nada… só papel e o livro que você quer ler.

Espero que te ajude, depois me conte como foi o resultado! Ah, se você tem alguma dica pra acrescentar, comente abaixo.

Beijinhos e até a próxima! ♥

Andréia Verrone

28 anos, empresária, gosta de dedicar suas horas vagas para compartilhar inspirações, dicas e livros de auto ajuda. Deseja motivar cada leitor a ir mais longe em sua caminhada e chegar mais próximo de seus sonhos.

“O segredo da vida não é ter tudo que você quer, mas amar tudo que você tem!” – George Carlin