“Ikigai – Os segredos dos japoneses para um vida longa e feliz” me trouxe boas experiências e um conteúdo muito simples e fácil de ler, com situações digamos que até bem humoradas, o que fez a leitura acontecer sem pressa e de forma muito agradável.
O livro lançado pela editora Intrínseca, contém 200 páginas de puro conhecimento e experiências de uma cultura tão jovial e aproveitosa para todos que esperam ver o mundo de uma forma mais saudável.
No livro, os autores Héctor García e Francesc Miralles buscam desvendar os costumes que levam as pessoas de uma cidade no Japão a alcançarem mais de 100 anos de idade em sua maioria. Depois de pesquisarem e ouvirem muito sobre a cidade, os autores partem para o Japão e vão procurar saber de perto quais são os diferenciais da cultura e do povo que os tornam tão conhecidos no mundo todo.
Em seus dias na cidade, buscando por informações, os autores desvendam de tudo um pouco, desde uma alimentação voltada a alimentos orgânicos, até uma sociedade que busca o tempo todo viver em prol do bem de todos e, principalmente, de encontrar o seu Ikigai (sentido da vida) e trabalhar incansavelmente, todos os dias de sua vida para desenvolver esse propósito em comum.
São diversas histórias, experiências e “dicas” reunidas entre os integrantes da cidade que completam o livro e o tornam tão prazeroso, porque no final, descobrimos que a vida simples, voltada a um propósito e em volta daqueles que amamos, é sempre a melhor forma de viver.
Para quem recomendo a leitura…
Com essa leitura eu aprendi que todos nós temos o nosso ikigai, nosso propósito, e que mesmo que ele possa mudar ao longo da vida, nós só nos sentiremos plenos, felizes e uteis quando estivermos trabalhando na busca dele ou mesmo o desenvolvendo.
Enquanto por aqui, no ocidente, muitos de nós nos deprimimos por achar que não temos um propósito, lá a comunidade se preocupa em trabalhar e fazer o seu melhor para o próximo. E o ikigai simplesmente acontece a medida que você vai se encontrando no se entregar aos outros.
Eu recomendo a leitura para todos quem buscam uma vida mais completa, algo mais significativo e ao mesmo tempo, um todo para se desenvolver. Ele não irá contar para você qual é o seu ikigai, se essa é a sua intenção ao procurar por uma leitura, então desista! Mas esse livro vai lhe inspirar a encontrá-lo e acredite, nos locais mais simples que você se quer imaginou.
Nota: 6,0⭐/6
E você já leu? me conte o que achou!