Para quem ama livros sabe o que é ter uma coleção especial daquele autor preferido em casa. Pois bem, eu também tenho o meu e resolvi apresentar para vocês.
É claro que, para uma leitora assídua como sou, não tenho um único autor preferido, mas vários! Mas nesse momento trarei o preferido da vez que está no topo da lista de coleções que quero um dia ter na minha estante.
C.S. Lewis
Para quem ainda não ouviu falar sobre o autor C.S. Lewis, provavelmente vai cair em si ao compartilhar com você que ele é reconhecido por uma de suas grandes obras, As Crônicas de Nárnia, foi o autor das histórias que deram origem aos filmes amplamente conhecidos pelo mundo todo.
Aqui vai uma pequena biografia sobre o autor:
Clive Staples Lewis, conhecido como C.S. Lewis (1898 – 1963) foi um autor e escritor irlandês, conhecido por seu trabalho sobre literatura medieval, palestras e escritos cristãos.
C.S Lewis entrou aos 18 anos no University College, em Oxford, porém seus estudos foram interrompidos pelo serviço militar na Primeira Guerra Mundial, e em 1918, retornou a Oxford.
Durante a II Guerra Mundial, C.S. Lewis tinha suas palestras transmitidas pela rádio e por seus escritos, sendo chamado de “apóstolo dos céticos”, especialmente nos Estados Unidos, suas palestras também eram transmitidas na rádio BBC, de Londres.
C.S. Lewis vendeu mais de 200 milhões de cópias dos 38 livros escritos, os quais foram traduzidos para mais de 30 idiomas, e a serie Crônicas de Nárnia virou um grande filme de Walt Disney.
Um fato muito curioso que me chamou muita atenção em relação ao autor, foi o fato de que ele era ateu, não tinha cresça nenhuma e sua amizade com, nada mais, nada menos que, J.R.R.Tolkien (autor das histórias “O Senhor dos Anéis” e “Hobbits” e muitas outras) o levou e rever seus conceitos e tornar-se, mais tarde, cristão.
Se você não conhece a história, recomendo assistir esse vídeo do Padre Paulo Ricardo, em que ele conta como aconteceu a conversão do autor e também como era a amizade dos dois grandes autores.
O vídeo não é focado em contar essas histórias, na verdade, no vídeo o Padre Paulo Ricardo fala sobre um dos livros de J.R.R.Tolkien, chamado “O Silmarillion”, mas é muito esclarecedor sobre a amizade e a conversão do C.S.Lewis.
Outro ponto que me chamou a atenção quando tive mais acesso ao autor, foi o fato de, através de seus programas de rádio durante a Primeira Guerra Mundial, ele ter compartilhado mensagens de inspiração e reflexões sobre a bíblia para milhares de pessoas que, naquela época, viviam situações horríveis e desesperadoras.
E é exatamente aqui que chegamos à coleção que tanto quero em minha prateleira!
As edições especiais dos livros:
Os Quatro Amores
Um de seus livros mais influentes, agora enriquecido por nova tradução, Lewis contempla a essência do amor e avalia como cada tipo se ajusta aos demais. Com a maestria que o tornou um dos autores mais importantes do século XX, ele desafia e incorpora definições clássicas do amor de uma forma que continua atual e relevante. Como lembra o autor, foi por amor que Deus fez existir criaturas inteiramente supérfluas, somente a fim de poder amá-las e aperfeiçoá-las.
Consulte o preço ou compre o livro aquiA abolição do Homem
A obra alerta para os perigos de questionar os valores morais objetivos, comuns a todos, sem os quais os seres humanos correm o risco de perder a humanidade. Com bases sólidas e profundas, Lewis mostra que a tentativa de abolir a moralidade equivale, no fim, a abolir o próprio homem, e convida os leitores a não se render à tendência relativista que permeia a sociedade contemporânea.
Consulte o preço ou compre o livro aquiA última noite do mundo
A obra aborda diversas questões religiosas intrigantes e complexas. Ele também pondera sobre as evidências da oração eficaz, brinca com o significado das palavras “Eu creio” e nos força a imaginar como devemos encarar nossos conceitos sobre Deus e até mesmo sobre a possibilidade de haver ou não vidas em outros planetas.
Consulte o preço ou compre o livro aquiCartas a Malcolm
Em Cartas a Malcolm, Lewis investiga o papel da oração em comunidade e na liturgia do culto, abordando também os aspectos práticos e metafísicos da oração em particular, da oração como adoração, da oração como penitência, e discute esses e diversos outros assuntos com sua ternura característica e sagacidade. Os leitores serão desafiados a revisitar o poder da oração em todas as esferas da vida, pois “não temos atividades não religiosas”, escreve ele, “somente religiosas e irreligiosas”.
Consulte o preço ou compre o livro aquiCartas de um diabo a seu aprendiz
Cartas de um diabo a seu aprendiz é a correspondência ao mesmo tempo cômica, séria e original entre um diabo e seu sobrinho aprendiz. Revelando uma personalidade mais espirituosa, Lewis apresenta nesta obra a mais envolvente narrativa já escrita sobre tentações ― e a superação delas.
Consulte o preço ou compre o livro aquiCristianismo Puro e Simples
Na obra, Lewis apresenta os principais elementos da cosmovisão cristã, gradativamente conduzindo o leitor a temas mais profundos e complexos, provocando reflexão e debate. Nesta edição especial você vai encontrar as palavras que encorajaram e fortaleceram milhares de ouvintes em tempos de guerra — e ainda reverberam mais de 70 anos depois.
Clique aqui e confira minha resenha sobre esse livro.
Consulte o preço ou compre o livro aquiO assunto do céu
Nesta obra, o consultor literário norte-americano Walter Hooper se dispôs a selecionar trechos especialmente inspirativos dos escritos de Lewis. O resultado de sua pesquisa foi uma compilação de mensagens inspirativas para os 365 dias do ano.
Consulte o preço ou compre o livro aquiO peso da Glória
Nesta obra, C.S. Lewis demonstra porque é um dos autores cristãos mais influentes da História. Ele é capaz de tratar os mais variados temas de modo brilhante, trazendo simplicidade e clareza a assuntos complexos, instigando tanto nossa alma quanto nosso intelecto.
Consulte o preço ou compre o livro aquiReflexões cristãs
Nesta obra, Lewis se aventura a discorrer, analisar e ponderar temas tão diversos quanto cultura, ética, literatura, música, práticas devocionais, tudo em seu estilo singular. Sem medo da polêmica, ele desafia o espírito de secularização que testemunhou ao longo da vida (e que parecia mais ameaçador na década de 1960, quando esta obra foi originalmente publicada) com uma teologia robusta, uma lógica impecável e uma sólida convicção dos valores – o cristianismo puro e simples – que abraçou e defendeu até o fim da vida.
Consulte o preço ou compre o livro aquiSobre histórias
Sobre histórias tem como condutor principal a excelência da História e reúne ensaios que sintetizam suas ideias sobre ficção científica, a natureza dos contos de fada, fantasia e inspiração.
Consulte o preço ou compre o livro aquiConheci e me apaixonei pelo autor quando li o primeiro dos seus livros em que tive acesso: O Cristianismo Puro e Simples.
O livro é sensacional e o autor explica muitíssimo bem cada ponto importante do Cristianismo, que me ajudou a entender muitos pontos que não entendia.
Esse livro é baseado em seus programas pelo rádio, em que ele explicava de forma “Pura e Simples”, alguns dos temas mais importante para os cristãos leigos.
Ler esse livro me trouxe muita inspiração e entendimento, inclusive, você pode conferir a resenha mais detalhada que fiz sobre o livro clicando aqui.
Foi através da leitura de Cristianismo Puro e Simples que hoje desejo demais a coleção completa, que recentemente foi lançada com um acabamento impecável.
Diante de tanto carinho por essa coleção e por meus seguidores, recomendo de olhos fechados que você também conheça a coleção e se deixe encantar por ela, assim como eu me encantei, e olha que nem li todos os livros ainda!
E você, conhece os livros do C.S. Lewis? Qual deles você mais gosta? Me conte nos comentários.